Notícias

Beatriz Pellizzetti Lolla recebe honraria como escritora destaque

thumbnail_img_1402
Escrito por Rodrigo Fachini

thumbnail_img_1502

Rio-sulense amplamente conhecida e de grande contribuição acadêmica, Beatriz Pellizzetti Lolla foi escolhida pela Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí como escritora destaque de 2016. A cerimônia aconteceu no dia 12, com honraria outorgada pelo Poder Legislativo de Rio do Sul.

Ivo Ferrari, presidente da associação que a indicou, declarou: “queremos dizer o quanto a historiadora e sua família são importantes no cenário político, econômico e cultural desta cidade”. Willian Sievert, superintendente da Fundação Cultural, neste ato reprsentando o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, a enalteceu: “não existe ninguém nesta cidade que mereça mais esta homenagem do que a senhora, por todo seu esforço, pesquisa e obra”. Mario Miguel, presidente da Câmara Municipal de Rio do Sul, lembrou que a laureada apresenta um vasto curriculum e que toda sua família tem importantes realizações em prol desta cidade. “Agradecemos a senhora por seu empenho e vontade de trabalhar por Rio do Sul”, disse.

Beatriz Pellizzetti Lolla estudou arqueologia e história da arte grega e romana na Universitá Degli Studi di Roma, e etruscologia e antichitá itálica na Universitá Italiana per gli Stranieri di Perugia. É ainda licenciada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e em Geografia, e História na Universidade Federal do Paraná e é formada ainda em museologia. Lecionou como professora titular de História na Universidade Federal de Santa Catarina, e professora visitante no curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Proferiu conferencias e participou de seminários no Brasil e no exterior, e autora de livros que receberam destaque no País e também mundo afora, publicações redigidas em português, em italiano e em francês. Já recebeu a medalha do mérito cultural Cruz e Souza, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e a medalha da comemoração dos 150 anos da unificação italiana, concedida pela presidência da Câmara dos Deputados da Itália. Participou do Comitê Científico Internacional proposto pela Arte Studio de Florença, através de intercâmbio para a Bienal Internacional de Arte Contemporânea em 2005. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, e do Conselho Editorial do periódico Rio do Sul Nossa História em Revista – Fundação Cultural de Rio do Sul.

Sobre o autor

Rodrigo Fachini

Jornalista com especialização em comunicação pública e empresarial.

Deixe um comentário